Marcadores: , ,

A vida a sete palmos do chão


A Sete Palmos da Terra é uma expressão corriqueira utilizada quando alguém morre ou está prestes a deixar o mundo dos vivos para habitar o chão de um cemitério. Incoerentemente a morbidez das palavras foi escolhida para dar nome à série da HBO Six Feet Under, lançada em 2001 e concluída em 2005. Eu sei, faz é tempo que ela terminou e muitas pessoas nem sequer sabem que o programa televiso existiu. O interessante é que essa série é bem contraditória e foge totalmente do padrão das modinhas que são transmitidas hoje na TV. E embora o título remeta à morte, este é um programa que fala da vida e dos laços afetivos construídos enquanto respiramos.

Morbidez dos Fishers e agregados
Six Feet Under conta a história da família Fisher, que aparentemente tem valores bem conservadores, mas com alguns episódios descobre-se que tudo não passa de aparência. Em cada episódio, uma pessoa morre e os cuidados da vítima (maquiagem, velório, caixão, etc.) ficam por conta da funerária que funciona no subsolo da casa dos Fishers. O empreendimento é responsabilidade do patriarca da família, Nathaniel, que logo no primeiro episódio morre e passa seus bens, inclusive a funerária, para os filhos herdeiros, Dave e Nate.

A série aborda com muito delicadeza e sensibilidade a nova rotina da família, que foi pega de surpresa com a morte do pai e com a obrigação de seguir os planos de Nathaniel. A partir disso, os personagens são construídos cheios de conflitos, sobretudo, psicólogicos. E a cada episódio a gente percebe que a ficção não se restringe ao seriado. Descobre-se que os Fishers poderiam ser a família vizinha ou até nossa própria família.

HBO feelings

Claire, Nate, Ruth e Dave 
Six Feet Under é um produto de qualidade. Tem início, meio e fim. Ela não é como aquelas séries que se estendem temporadas a fio enrolando o coitado do telespectador. São cinco temporadas de aproximadamente 13 episódios cada. E 50 minutos de pura introspecção. Características da HBO, que só se mete a fazer produto de primeira.

Apesar do tema mórbido, o roteiro da série não é cansativo, pelo contrário. Há momentos de humor sarcástico e bem besta. Esta é uma narrativa humana. Complexa, cheia de erros cometidos pelos personagens, que são humanos e, por isso, fazem escolhas duvidosas e estragam relações. 

O melhor episode finale ever

Eu já assisti algumas séries, a maioria delas consegui chegar ao episódio final. Lost, que prendeu milhares de fãs ao longo das seis temporadas e criou muita expectativa em torno do que realmente aconteceu com os sobreviventes na ilha, depecionou com aquele final clichê, na minha opinião, vale lembrar. Agora, Six Feet Under arrasa com o melhor final de série de todos os tempos. Não posso contar muito para não dar spoiler caso alguém se interesse em assistir ao programa. Só posso reforçar que vale muito a pena separar um tempinho e conhecer a vida e morte dos Fishers.

Personagens


Claire Fisher (Lauren Ambrose) - Ela é a “menininha” da série apesar de não assumir o perfil da moça desprotegida. Claire é a filha caçula do casal Fisher, irmã de Nate e Dave e começa a série no auge dos seus 17 anos, terminando o equivalente ao ensino médio brasileiro. Ela é bem moderninha - ou até pós-moderna - e cheia de conflitos: sexuais, psicológicos, familiares.

David Fisher (Michael C. Hall) - Filho do meio da família, homossexual e o mais dedicado ao empreendimento deixado pelo pai. Além de ter na sua cabeça a opção sexual bem definida, Dave sofre e é tolhido pela congregação da igreja que  faz parte. Sim, ele é homessuxual e bastante religioso. Para quem gosta de Dexter, vai se divertir com outra versão do ator C. Hall, que também arrasa como gay.

Elenco principal da série
Nathaniel Fisher (Peter Krause) - Filho mais velho e rebelde. Saiu de casa muito jovem para ser independente em outra cidade, Seattle. Quando descobre que o pai falaceu, Nate retorna ao lar para se despedir do patriarca e cuidar da família, que sente muito sua ausência.

Ruth Fisher (Frances Conroy) - Matriarca dos Fishers e super conservadora com os três filhos. É como quase toda mãe, dona de casa que depende do marido para as despesas da casa. Parece que a viuvez a guiaria para um cenário ainda mais deplorável, mas Ruth toma um caminho que surpreende os filhos a cada episódio.

Keith Charles (Mathew St. Patrick) -Policial e namorado do Keith.

Frederico Diaz (Freddy Rodriguez) - Único funcionário da funerária Fisher. Ele fica tanto tempo trabalhando no subsolo da moradia que é praticamente um membro da família.

Brenda Chenowith (Rachel Griffiths) - A namorada louca e problemática de Nate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário