Marcadores: , , , , ,

Welcome to fucking Deadwood!


Deadwood não é para fracos. Esqueça aqueles spaghetti westerns antigos, com a imagem romântica do pistoleiro de mira perfeita e belos closes de câmera. Na série lançada pela HBO em 2004 e que durou até meados de 2007, os caubóis fedem, cospem na cara dos outros, brigam no punho até a morte, esfaqueiam pelas costas, martelam a mão do inimigo e jogam cadáveres para os porcos comerem. Depois, claro, ainda comem a carne assada do porco.

É nesse cenário realista que as três temporadas do programa trouxeram à tona o lado caótico do período conhecido como Velho Oeste, com corrupção política, assassinatos, prostituição e outros assuntos. Tudo isto gira em torno de um novo campo de mineração nos Estados Unidos chamado de Deadwood. Com a oportuindade de ganhar dinheiro, várias pessoas foram para a região, onde foi sendo criada, aos poucos, a cidade de mesmo nome.

Esta história aconteceu na vida real e o seriado traz personagens históricos como o xerife Seth Bullock (Timothy Olyphant, de Justified, Dreamcatcher e Hittman), o "empresário do ouro" George Hearst (Gerald McRaney), a aventureira Calamity Jane (Robin Weigert) e a lenda Wild Bil Hickock (Keith Carradine), um dos homens-da-lei mais conhecidos do Velho Oeste. Em Deadwood, é interessante ver a forma como os roteiristas abordaram o momento da morte de Hickock, que teve um forte impacto cultural (não vou dar maiores detalhes aqui para não mandar spoilers).

É no personagem Al Swearengen que a série vê seu ponto forte. O ator Ian McShane (The Pillars of the Earth) rouba a cena com uma atuação perfeita e apaixonante, impecável, talvez a melhor que eu tenha visto em programas americanos. McShane ganhou o Globo de Ouro pelo seu trabalho em 2004.

Outro fator importante está relacionado aos diálogos, muito bem elaborados e recheados em palavrões, que não são tão modernos. Ao invés do atual "motherfucker", as pessoas de Deadwood preferem "cocksucker". Ainda assim, as variações de "fuck" são mais utilizadas, como pode ser visto abaixo em um vídeo feito por fãs.

É uma pena que Deadwood tenha acabado após três temporadas. Ainda se especulou a possibilidade de serem produzidos filmes para fechar a história, mas a ideia não andou. Para quem gosta de bons seriados e boas atuações, tem de dar um jeito de assistir. Como diz Al Swearengen, "welcome to fucking deadwood!"

Um comentário: